Fazendas Buriti e Lagoa Preta
Papagaios/MG
Cliente desde 2002

Depoimento de Israel Capanema, Diretor da Pontal Pecuária Ltda:

“O que começou como consultoria, evoluiu para parceria, onde consultor e cliente trocam informações e conhecimentos. Evoluiu também os métodos usados na gestão das fazendas, hoje mais focada nos resultados financeiros do que somente em índices zootécnicos e agronômicos, buscando alcançar o ponto de equilíbrio entre produção e custo. Obrigado Exagro pelo sucesso de nossa parceria.”

Trabalho desenvolvido pela Pontal Pecuária:

A Pontal Agropecuária é composta por 4 fazendas nos municípios de Papagaios e Pequi em MG. Explora a pecuária de corte, pecuária de leite, e a produção de eucalipto em sistemas silvipastoril e convencionais para a produção de carvão.

Começamos a parceria em 2002, quando iniciamos os trabalhos com um diagnóstico de situação, um estudo de viabilidade econômica e implantação do modelo escolhido. Nesta época, o proprietário já era pecuarista e produtor de eucalipto.

No manejo de pastos e do rebanho, foram feitos distribuições de água e montagem de módulos de rotacionado que possibilitaram melhorias no aproveitamento do pasto produzido. Passamos por vários momentos de busca de altas produtividades por ha, por sinal alcançadas, com taxas de lotações elevadas em um sistema irrigado com terminação em confinamento. O sistema de produção montado visa aproveitar ao máximo a produção de forragem da fazenda, sendo a implantação do planejamento alimentar um ponto chave para a obtenção dos resultados propostos, o proprietário é eficiente em realizar as vendas e compras planejadas para ajustar a lotação entre o período de águas e seca.

O complexo das quatro fazenda está distribuído em dois municípios, o que aumenta a dificuldade na gestão, mas temos um proprietário focado em obter bons resultados, comprometido com a metodologia de levantamento e análise das informações que foi implantada. Um produtor que busca ser um agente de mudança para o sistema agropecuário, que trabalha em parceria com o consultor, questionando os resultados ocorridos, discutindo as informações que recebe do Benchmarking Exagro, e buscando inovações que promovam melhoria de resultado.

Essa publicação está postada em: Sem categoria.