Os consultores da Exagro, Alessander Rodrigues e Mário Garcia, este que também é diretor da Agrohub, ministraram o Workshop online “Gestão de Processos: Uma Ferramenta Essencial para Lucratividade de Fazendas de Gado de Corte”. O evento foi idealizado pelo portal Beefpoint, totalmente online e gratuito. Os dois consultores abordaram a metodologia Exagro e como ela busca compreender os problemas de cada fazenda e propor um planejamento que condiz com os objetivos estratégicos a serem alcançados, focando assim tanto a melhoria da operação quanto a operação da fazenda em si. Neste sentido, a gestão de processo torna-se extremamente importante para organizar e melhorar as diferentes áreas dentro de uma fazenda e, consequentemente, trazer resultados. Porém, é importante compreender que os processos podem ser categorizados de acordo com o nível de gerenciamento e utilização de metodologia e bases de dados.

 Diversos cases foram utilizados de forma didática para ilustrar os diferentes níveis de processos. O case 6, por exemplo, o fazendeiro ilustrado buscou traçar metas de % de ágio a serem pagos anualmente quando iniciou o sistema de melhoria de processo de compras. Com o passar dos anos, o fazendeiro descobriu quais eram as épocas com melhores oportunidades. Hoje, o time da fazenda conta com pessoas capacitadas e que participam das compras, possibilitando a melhorias mais consistentes.

Workshop sobre gestão de processos na pecuária de corte

O exemplo acima ilustra o Nível Otimizado de processos, com resultados previsíveis na busca por melhoria. Este é o nível mais alto da gestão de processos, temos ainda os níveis previsíveis, padronizado, definido e informal. Quanto mais otimizados e formalizados os processos são, mais melhorias proativas poderão ser esperadas, ou seja, aquelas que se antecipam às necessidades.

Mas, como desenvolver estas melhorias? De acordo com Mário Garcia e Alessander Viera é preciso ter em mente cinco pontos chaves na melhoria de processos: Planejar com antecedência, visando os resultados futuros; Criar abertura para exposição de problemas por parte da equipe; Checar cada atividade assim que começar sua execução; Quem executa a tarefa também deve realizar o controle, e; Dar autonomia à equipe para resolver problemas simples.

A Exagro, em sua metodologia de trabalho, busca sempre compreender e captar o maior número de variáveis para elaborar o planejamento, implementar a gestão de processos e levar resultados aos seus clientes. É a utilização destas ferramentas e a busca por conhecimento constante que fazem da equipe referências no mercado.

Essa publicação está postada em: Sem categoria.