O diretor da Exagro, Cássio Rodrigues, proferiu uma palestra com o tema “Desafios e oportunidades para consultoria no mercado agropecuário”, no dia 17 de outubro, no Núcleo de Estágios Agro da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O objetivo foi divulgar o processo seletivo da Exagro e mostrar os diferenciais de atuar em consultoria no agronegócio. Participaram aproximadamente 40 alunos dos cursos ligados ao agronegócio.

Cássio Rodrigues mostrou aos estudantes as mudanças de mercado, os desafios de trabalhar com consultoria, as carreiras e remunerações, bem como as oportunidades dentro da Exagro.

“O maior desafio de atuar como consultor no mercado agropecuário é desenvolver uma visão sistêmica do sistema de produção e das inter-relações dos fatores e como eles afetam a produtividade e a receita. Para isso, é preciso ter conhecimento técnico da área de produção agropecuária e ter experiência. Outro ponto importante que mostrei aos alunos da UFV é que o desenvolvimento de tecnologias substituem em grande parte serviços de menor complexidade”, explica Cássio Rodrigues.

O palestrante também apresentou aos alunos da UFV os diversos benefícios de atuar em consultoria no agronegócio. “Uma das grandes vantagens é que o consultor tem que estar atualizado do ponto de vista técnico no setor em que trabalha, estando sempre à frente das tendências. Além disso, a renda não é única, pois cada cliente é uma fonte, conseguindo compor a renda final de uma melhor forma. Outro diferencial é que quanto mais experiência e conhecimento técnico o consultor adquirir, mais valor terá a sua hora de consultoria prestada”, esclarece o diretor da Exagro.

Cássio Rodrigues disse ainda que é fundamental o consultor ter disciplina e compromisso com o próprio desenvolvimento pessoal e profissional. “Como o consultor tem autonomia de montar a própria agenda de trabalho, deve ter planos e metas de competências que quer desenvolver para ciclos de 2 a 3 anos. Desenvolvimento de competências passa por adquirir o conhecimento, colocar em prática e desenvolver habilidade na aplicação, é um processo mais longo que apenas participar de cursos ou eventos. Entendendo este conceito, a Exagro recomenda que os consultores estejam alocados em projetos de consultoria em torno de 160 a 180 dias por ano e dediquem no mínimo 60 dias à capacitação para que se mantenham sempre atualizados. O esporte nos mostra exemplos da importância disto, mesmo os melhores atletas continuam treinando para se manter no topo. Com consultoria não é diferente”, ressalta Cássio.

Para a estudante do curso de Agronomia, Luísa Cotta, foi uma importante oportunidade para tirar dúvidas sobre o processo seletivo. “A palestra do Cássio nos mostrou como é o processo seletivo da Exagro e nos deixou um legado importante de que devemos trabalhar com propósitos, pois no auge de nossas carreiras não será o dinheiro e o sucesso que irão nos recompensar”, disse.

O Núcleo de Estágios Agro da UFV é uma organização que visa promover a aproximação dos estudantes de Agronomia com as empresas do ramo agropecuário.