Confira a entrevista com André Luís Rofino, proprietário da Fazenda Ouro Verde, em Brejo Grande do Araguaia – PA, cliente da Exagro desde 2001 e vencedor do Prêmio Produtor Destaque BeefPoint – Manejo de Pastagens.

BeefPoint: Qual o maior desafio da pecuária de corte do brasil hoje?

André Luís Rofino: O maior desafio não é melhorar as grandes empresas agropecuárias, grandes pecuaristas, e sim os médios e pequenos, diminuindo assim as distâncias de produção, fazendo que todo o setor cresça consistente para uma pecuária de altíssimo nível.

O problema é conceitual, ou seja, somente os grandes tem condições de trabalhar com técnicas modernas de produção e melhoria de gestão. Temos que quebrar isso, popularizando certos conceitos e quebrando paradigmas. Como? Com programas menos comerciais e mais educacionais. Quanto mais popular for produzir, maior será o consumo de insumos, e maior será nossa produção. Mas esse é um assunto para um grande planejamento didático e nova performance de todos os setores da cadeia produtiva (empresas, fazendas, lojas, frigoríficos, transporte e pessoas ligadas diretamente ao campo, com um maior nível de conhecimento.

BeefPoint: O que o setor poderia / deveria fazer para aumentar sua competitividade no brasil?

André Luís Rofino: Criar um modelo básico de planejamento, que fosse massificado para que atingisse a todos no setor, de maneira simples e clara.

BeefPoint: Você poderia nos contar sobre os acertos? O que fez e deu certo em sua carreira? Qual a sua maior realização?

André Luís Rofino: São muitos acertos, alguns foram planejados, outros somente depois é que ficamos sabendo. O maior deles, foi há 13 anos, quando contratei uma empresa de consultoria que hoje se chama Exagro, onde trabalho este tempo todo com o Marcelo Pimenta. Desde então tudo se transformou. Colocamos números no negócio, aprendemos juntos, criamos uma forma de fazer diferente, para fazer a mesma coisa, mas de forma eficiente.

Marcelo Pimenta e andre

Andre Luís Rofino (esquerda) e Marcelo Pimenta – Diretor da Exagro (direita)

BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?

André Luís Rofino: Muitas coisas. Mas, a pior coisa que podemos fazer de errado é quando a gente começa a dar desculpa para não fazer o que é certo.

BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?

André Luís Rofino: Disciplina, trabalho, organização e planejamento.

BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? quais são seus planos?

André Luís Rofino: Disciplina, trabalho, organização e planejamento (risos).

BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?

André Luís Rofino: A melhor maneira de aumentar o número de jovens no setor, bem como o número de filhos e filhas de pecuaristas no setor é implantar um sistema de gestão, contratando de início algum tipo de consultoria.

BeefPoint: Qual o exemplo de pecuarista do futuro do brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?

André Luís Rofino: O pecuarista gestor! Admiro todas as pessoas envolvidas no setor, desde funcionários, vendedores, proprietários, todos que estão ligados de alguma maneira, pois não é porque alguns fazem mais certo que os outros, que estão fazendo errado. Admiro a todos porque ser qualquer peça neste tabuleiro é quase que matar um leão todo dia.

BeefPoint: Em sua opinião, qual fazenda se destaca na pecuária hoje?

Andre Luís Rofino: É muito complicado este posicionamento, porque são muitas, mesmo aquelas que são levadas no suor e na raça, tem seu destaque. Você sempre aprende alguma coisa! Não existe sistema perfeito, querendo ou não, de alguma maneira, todos dependemos uns dos outros.

BeefPoint: Por que você acha que foi finalista do prêmio BeefPoint Brasil?

André Luís Rofino: Realmente, quando recebi o comunicado, achei que era brincadeira, ou algum tipo de pegadinha comercial!

BeefPoint: Que mensagem você deixaria para os pecuaristas?

André Luís Rofino: Sempre temos que pensar sobre mudanças, não somos os donos de verdade alguma, principalmente quando colocamos a matemática no negócio.

Confira algumas fotos enviadas por Andre Luís Rofino:

entrevista_andre_rofino

pasto

entrevista_andre_rofino2