No dia 20 de março de 2015 ocorreu o primeiro “Farm Day” na fazenda Estância Bahia II de propriedade do nosso cliente Maurício Cardoso Tonhá, localizada no município de Água Boa/MT.

Até pouco tempo a região de Água Boa era uma região de pecuária, porém, nos últimos anos houve uma evolução nas áreas de agricultura, principalmente em áreas de pastagens degradadas e nesse cenário vimos necessidade de discutir novos formatos de sistemas de produção integrados aos benefícios que a agricultura propicia.

O objetivo do “Farm Day” foi mostrar um exemplo de sucesso na pecuária envolvendo áreas com alta lotação animal resultante de melhorias no manejo e na fertilidade das pastagens com integração da agricultura. Além da alta lotação, também foram discutidas as possibilidades de uso de tecnologias a respeito da suplementação animal com alimentos concentrados.

Tivemos um público de aproximadamente 200 pessoas entre pecuaristas, agricultores e técnicos.

O Maurício mostrou a fazenda e falou sobre o que tem feito para aumentar a produção e melhorar os resultados.

Estiveram presentes no evento os pesquisadores Gustavo R. Siqueira e Flávio Dutra de Resende da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e o Marcos Reis da Aliança da Terra, que ministraram três palestras.

O consultor da Exagro Elder Oliveira apresentou a palestra “Intensificação com rentabilidade” na qual mostrou dados de desempenhos produtivos e econômicos dos últimos quatro anos da fazenda. Ele também apresentou os impactos que a implantação de novas tecnologias traz para os resultados do sistema de produção e a necessidade de planejamento constante.

Falou-se sobre vários cenários que podemos ter como resultado da implantação de tecnologias combinando custeio de produção com diferentes receitas e resultados. Veja a seguir:

grafico_setas_PT

O Elder explicou também que os resultados por hectare mantêm maior correlação com a produção a pasto e que podem ser potencializados com a produção em confinamento ou com uso de suplementação concentrada.

A tabela abaixo contém informações extraídas do banco de dados do Benchmarking Exagro, e mostra 128 fazendas agrupadas por resultados (em ordem crescente) e as produções totais por hectare, a pasto e em confinamento respectivamente.

 

Tabela_PT

Podemos ver que as fazendas com melhores resultados foram as fazendas com produção a pasto.

Com planejamento conseguimos melhorar alguns pontos na fazenda e podemos destacar a produção de arrobas por área de 9,3 @/ha/ano em 2011 para 15,5 @/ha/ano em 2014. Isso foi possível com melhorias na fertilidade do solo através da agricultura, no manejo das pastagens e principalmente no treinamento da equipe da fazenda. Investimentos em infraestrutura também tiveram que ser ajustados conforme a necessidade de cada etapa de implantação do projeto.

 

grafico_barra_PT

Apesar de custos mais altos, temos conseguido aumentar a produção e o resultado tem melhorado a cada ano.

 

grafico_linha_PT