Exagro lança primeiro Benchmarking em pecuária do Brasil.

Consagrada há anos e tida como uma das mais importantes ferramentas de gestão nos diversos setores da economia em todo o mundo, a técnica do Benchmarking consiste em análises comparativas dos principais parâmetros e indicadores de uma empresa com um grupo abrangente de empresas do mesmo setor, com ênfase nos critérios mais importantes para cada atividade, sendo eles técnicos, econômicos, sociais e ambientais.

Apesar de amplamente usado em todo o mundo, o Benchmarking no agronegócio brasileiro, particularmente na pecuária de corte, é uma técnica de gestão inédita e inovadora. Isto ocorre devido à falta de conhecimento dos resultados reais das fazendas, o que é uma característica do pecuarista brasileiro que de modo geral não dá atenção à gestão empresarial da sua propriedade.

A Exagro é a primeira empresa a montar e divulgar um programa de Benchmarking para a pecuária de corte brasileira, e suas correlações e análises estatísticas certamente estão contribuindo para a quebra de paradigmas e para mudanças conceituais importantes que definirão novos rumos para a nossa pecuária de corte, como tem sido divulgado na mídia especializada.

Metodologia

Os dados produtivos e financeiros das fazendas ocorridos nos últimos dois anos serão analisados sob uma metodologia única de cálculo. Esses cálculos farão parte de um banco de dados que já conta com mais de 250 fazendas ativas e mais de 900 resultados de fazendas acumulados desde 2009. Além dos dados numéricos, o Benchmarking Exagro faz uma varredura nos processos internos da fazenda, através de análise qualitativa de mais de sessenta questões altamente relevantes (Avaliação Funcional Interna – AFIN).

Pela comparação de cada parâmetro e indicador da fazenda com a média do banco de dados e com a média dos 10% das fazendas mais lucrativas, o pecuarista tem um mapa claro de quais resultados são passíveis de melhorias. Através da correlação matemática entre a pontuação de cada um dos seus processos internos (AFIN) com cada um dos parâmetros e indicadores importantes, fica fácil identificar qual processo interno deve ser melhorado para promover determinada melhoria no resultado produtivo e/ou econômico.