Aqui na Exagro, somos movidos por histórias de superação e cooperação. Algumas delas foram construídas em conjunto com a história da própria Exagro. Hoje, vamos contar a trajetória de André Rofino, da Fazenda Ouro Verde. A Fazenda está localizada no município de Brejo Grande do Araguaia, no Estado do Pará. Há cerca de 20 anos, André iniciou a parceria com a Exagro, por intermédio do consultor Marcelo Pimenta. André conta com orgulho que acompanhou o processo de criação da Exagro e que o trabalho ultrapassou a esfera profissional onde ele se tornou amigo dos consultores Exagro.
Um ponto que André destaca é na relação de parceria existente com os consultores, com muito entrosamento, diálogo aberto e trabalho em conjunto com foco nos resultados. O produtor sabe que “Não quer dizer que tudo é certinho e tudo funciona perfeito em um toque de mágica, né? Mas a gente pega firme, faz as coisas e tem muita coisa que deu certo, muita coisa que deu certo demais, tem coisa também que não deu certo. Mas a soma de tudo isso foi e é extremamente positiva.”
André ainda completa: “O trabalho da Exagro, hoje, no meu negócio, não fica na fazenda, ele fica dentro da minha casa, ele fica no que eu faço, inclusive quando eu me divirto. A gente não pode centralizar uma ação de uma empresa como a Exagro presa dentro da fazenda… Ela é muito mais do que isso. Ela mexe com a maneira que você vê as coisas, ela te traz muito conhecimento. Então, isso não fica só dentro da fazenda.”
A fala do produtor mostra a relevância de uma consultoria que está atenta aos detalhes e sabe da importância do conhecimento compartilhado. “Os ‘numerões grandões’ que a gente vê assim quando as coisas dão muito certo (porque a gente passa pelas dificuldades também), a gente pensa que é um número maravilhoso, bacana… Mas com a Exagro a gente não pensa no número. A gente pensa no que fez esse número ser o que ele é hoje. É um bocado de muita coisa: de trabalho, de concentração, de disciplina, de acreditar, de estar perto, conversar e ser amigo! Então, isso aí não é só uma consultoria de um negócio. Ela realmente é uma coisa que muda a vida das pessoas. E muda mesmo. Eu tenho mudado nesses praticamente 21 anos que a gente está dentro desse trabalho, eu não posso dizer que hoje é uma empresa que atua na minha fazenda – ela atua na minha vida.” Conclui o produtor.