Depois de 14 anos, a Exagro passou por um processo de reformulação da identidade visual. Assim como em todas as áreas da nossa vida, precisamos sempre avaliar como estamos e vislumbrar melhorias contínuas. Essa essência de sempre caminhar em prol de melhores ações, faz parte da essência da Exagro. E, claro, esse valor reflete em todas as áreas da empresa, inclusive na comunicação. Pensando nisso, aperfeiçoamos a nossa marca e refinamos os detalhes, de modo a trazer mais modernização e padronização à nossa comunicação. Uma marca e identidade visual que inspire conhecimento e crescimento constante. Entenda mais sobre o processo a seguir.
Importância de uma identidade visual alinhada aos valores da empresa
Identidade visual é mais que somente a criação de um logotipo. É a elaboração de toda representação visual da empresa. É o direcionamento das formas, cores, linhas, imagens e ideias criativas que a empresa utilizará para se apresentar ao público. Tudo isso é muito importante porque cada item escolhido para a identidade tem um objetivo, que é o de transmitir quem é a empresa e qual seu propósito no mundo.
No processo da Exagro, o principal desafio de criação da nova marca e identidade visual, foi o de trazer as características de uma empresa com visão estratégica em gestão e grande know-how no agronegócio. O objetivo foi fazer um redesign de marca, mantendo as características essenciais da anterior, porém, apresentando também o amadurecimento da empresa.
Elementos de uma boa marca
Simplicidade
“Estes têm sido meus mantras — foco e simplicidade. O simples pode ser mais difícil que complexo. Você precisa trabalhar duro para deixar o seu pensamento limpo e manter a simplicidade.” Steve Jobs
Logotipos com muitas formas e elementos tendem a causar uma certa ‘confusão mental’ e não transmitem a mensagem de forma assertiva. Quanto mais simples, mais memorável é a marca.
Personalidade
Uma boa marca deve ser única, construída passo a passo, forma a forma para a empresa em questão. É um trabalho artístico onde as características emocionais da empresa são transformadas em formas concretas.
Aplicabilidade
Uma boa marca se encaixa com facilidade em todos os materiais de comunicação que a empresa for utilizar, seja em termos de formas e cores.
Confira abaixo o antes de depois e algumas aplicações da nova identidade da Exagro.